domingo, 27 de março de 2011

Até aonde vai a realidade de um sonho?

    Certa vez uma grande amiga (maravilhosa irmã e filha) me fez uma pergunta e eu espero que ela me perdoe, pois naquele momento não tive a resposta para tal questão. Hoje, muito tempo depois, após ler alguns livros e pesquisar a respeito consegui chegar a mais dúvidas, porém tais dúvidas amenizaram está questão que não se calava dentro de mim. Este conhecimento é transcendente a capacidade de raciocínio do homem, entretanto espero que tal resposta atue como um lampejo na mente de cada um que ler este escrito. Saléria disse: "Até aonde vai a realidade de um sonho?"
    Você já sonhou sabendo que estava sonhando e quando acordou não sabia se era sonho ou realidade? Os sonhos têm o poder de influenciar sua realidade e a sua realidade influenciar seus sonhos. Quando dormimos o consciente é posto ao descanso, e em um intervalo pré-consciente da mente são exibidos dados buscados no inconsciente e como não há o consciente para coordenar esta ordem, a organização dos sonhos é sem uma estrutura lógica estável.
   No sonho são postas sensações de imagens, sons, cheiros, toques, gostos, pensamentos e sentimentos, ou seja, todas as nossas percepções físicas do mundo e nossos raciocínios e sentimentos. Nos sonhos o pré-consciente põe as mais profundas informações guardadas, inclusive aquelas reprimidas por nosso consciente como medos, raivas, desejos e paixões que estavam armazenados nos locais mais recônditos do inconsciente.Quando sonhamos acreditamos viver algo de real. Os sonhos realmente influenciam no real e o real influencia nos próprios sonhos.
     Existe algo que marque a diferença entre as sensações e pensamentos de quando se está sonhando e de quando se está acordado? Descartes dizia que quando pensava com cuidado no assunto, não encontrava uma única característica capaz de marcar a diferença entre o estado acordado e o sonho. “Tanto eles se parecem, que fico completamente perplexo e não sei se estou sonhando neste momento”. O antigo sábio chinês Chuang Tsu sonhou certa vez que era uma borboleta. Quando acordou se perguntou se era um homem que tinha sonhado que era uma borboleta ou se era uma borboleta que agora estava sonhando que era um homem.
     Você já teve um sonho que parecia tão real que quando acordou não sabia em que acreditar? O que você faria se o que você sonhou fosse verdade e se o que você pensou não fosse verdade? Os sonhos têm poder de transformar nossas vidas, nosso ser tem o poder de transformar nossas realidades, nossas realidades altera nossos sonhos, nossos sonhos altera nossas realidades que é alterada pelo nosso ser, e assim um fluxo contínuo.

Saléria,
     Peço perdão a você por ter partido sem que eu lhe tenha respondido. Espero que de onde esteja, você possa ver o que escrevi e, com certeza, vendo o tamanho da minha ignorância diante de tal questão, irá sorrir. Agradeço por tudo que representou em todas as pessoas que a conheciam, por tamanha força e amor que deixou nas suas lutas e na sua vivência; nada foi em vão, sua essência está em cada uma das pessoas que a cercavam, inclusive em mim, e espero estar levando adiante tudo o que você deixou em mim. Peço que me aguarde, pois logo estarei chegando por aí pra gente discutir a questão do sonho. Obrigado por fazer parte da minha existência nesse mundo.
...desde já e sempre agradeço por tudo. Eu amo você.

Agradecimento também a Fernanda Zanella por me ter incentivado a escrever esse texto.

2 comentários:

  1. É dificil definir sonho, tanto quanto perceber que um sonho não é realizada... mas uma coisa é certa, sonhar é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Grannde mestre olha vou parafrasear aqui meu pensador favorito, xD acretido ser propicio "Nada nos pertence mais do que nossos sonhos"Friedrich Nietzsche- se não pudermos acretiar nos nóssos sonhos e investir o melhor de nossos esforços neles a vida não seria nada interessante.O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho

    ResponderExcluir